Você sofre de cólica menstrual?

Por Carol Neves

Se você chegou aqui, é porque sofre ou conhece alguém que sofre com cólica menstrual, estou certa? Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que sentir cólicas antes ou durante o período menstrual não é algo natural, pode até ser normal de acontecer com muitas mulheres, mas é algo que não precisa existir. 

Eu estou no caminho da Ginecologia Natural, do Sagrado Feminino e da Saúde Integral Feminina há mais de 14 anos. Já apoiei centenas de mulheres em seu processo de cura de diversas questões femininas. As dicas que darei aqui já transformaram a vida de muitas mulheres e podem transformar a sua também!

Então fica comigo até o final! Você vai aprender formas práticas e simples de eliminar as cólicas da sua vida.

Você sofre de Dismenorreia primária ou secundária?

Primeiro, você precisa descobrir se as cólicas que sente são Dismenorreia primária ou secundária. Mas Carol, o que é Dismenorreia? Esse é o nome que a medicina contemporânea dá para cólicas menstruais. A primária é mais simples de se tratar. Aplique, no seu dia a dia, as dicas que trago aqui. Em 2 ou 3 meses, é muito possível que os incômodos desapareçam.

Já a Dismenorreia secundária é mais complicada. Ela tem suas raízes em questões femininas que necessitam de tratamento específico como, por exemplo:

  • endometriose;
  • miomas;
  • tumores pélvicos;
  • fibromas;
  • estenose cervical.

Como saber se a minha é primária ou secundária? Sei que é isso que você deve estar se perguntando agora. Sendo assim, sugiro que siga à risca o que vou propor logo abaixo. Caso suas cólicas não desapareçam em 2 ou 3 meses, procure uma profissional capacitada em Ginecologia Natural, ela vai te auxiliar a encontrar essa resposta. 

Então vamos lá! 

Curando a si mesma da cólica menstrual

1. Avalie internamente como é a sua relação com o feminino

    Responda às seguintes questões:

    • Você gosta de ser mulher
    • Como você recebe seu sangue todos os meses? 
    • Você se lembra como foi sua menarca? 
    • Você sofreu algum trauma relacionado ao feminino? 

    Medite sobre esses pontos, busque as respostas. Suas cólicas talvez desapareçam pelo simples fato de você aprender a gostar de menstruar e a honrar esse sangue que você recebe todos os meses. 

    2. Crie uma relação com a Terra através desse sangue

    Esse sangue pode ser visto como um presente que vem todos os meses pra você. Já ouviu a expressão "Plantar a Lua"? 

    Quando você devolve seu sangue pra Terra, agradecendo pelo ciclo que viveu e permitindo que esse sangue promova a limpeza que seu corpo precisa, tudo fica mais leve e fluido.

    Ritualize a chegada dele, conecte-se com a sua ancestralidade feminina. Receba-o com alegria, pois ele pode purificar todo o seu ser. Mas você precisa dar a permissão pra que isso aconteça.

    3. Mantenha-se aquecida

    Como diziam as nossas avós, é muito importante manter-se aquecida durante a fase menstrual. Evite lavar os cabelos, andar descalça e banhar-se em águas frias. Seu útero está sensível e gosta de coisas e lugares quentinhos, além de aconchegantes.

    Evite também ingerir alimentos frios e crus, pois seu corpo vai gastar uma energia extra para manter sua temperatura mais elevada, como deve ser durante a menstruação.

    4. Permita-se descansar

    A sociedade de que fazemos parte é extremamente patriarcal e exige que sejamos as mesmas durante todo o mês, mantendo um alto nível de produtividade. 

    Mas nós mulheres somos cíclicas e, nesses momentos, precisamos de descanso e pausa. Você já ouviu falar na Folga da Lua?

    Às vezes as cólicas vêm simplesmente porque seu corpo necessita de descanso. Então, se for possível pra você, permita-se diminuir o ritmo nessa fase. 

    5. Pratique o autocuidado com medicinas naturais. 

      Muitas ervas podem ser usadas nessa fase em forma de chás, escalda-pés, compressas. Como a Camomila, a Melissa, a Calêndula, entre outras.

      Há alguns anos criamos uma pomada especial para ser usada no ventre e na lombar, durante o período menstrual, é o Bálsamo da Lua. Ele é uma sinergia de óleos essenciais e vegetais, que proporciona a alquimia perfeita para o alívio de dores de todo o tipo. 

      São inúmeros os usos para essa pomadinha mágica, cólicas menstruais, dores articulares, dores musculares, pequenos cortes, hematomas, pés ressecados, olheiras, lábios ressecados, cicatrização de tatuagem e muito mais. Mas quando a criamos, foi justamente para aliviar cólicas menstruais.

      É um produto 100% natural, biodegradável e feito por mãos femininas com carinho, amor e oração. Ela contém óleos essenciais de laranja, lavanda e gerânio, óleo vegetal de abacate e oliva e cera de abelha. Experimente passar o bálsamo e colocar uma bolsa de água quente no ventre. Você vai se surpreender!

      Bem Mana, lembre-se que autoconhecimento e autonomia são super poderes que você pode desenvolver agora! E é pra isso que estamos aqui, para te apoiar nessa jornada. Ninguém melhor do que você pra cuidar da sua saúde física e mental. Então aprofunde-se em si mesma e comece a experimentar sua ciclicidade com prazer, alegria e sem cólicas menstruais. 

      ----------------------------------------------------------------------------

      Crédito Imagem: Raquel Maia