5 dicas para aumentar a libido feminina

Por Carol Neves

Libido é um substantivo feminino que, em latim, significa “anseio ou desejo“, ou seja, é a energia propulsora da nossa vontade e da nossa força para atuarmos no mundo. E se você está com a libido baixa, certamente isso não está prejudicando apenas a sua vida sexual, mas todas as áreas da sua vida. Freud descreveu a libido como “Energia que impulsiona a vida” e Jung como “toda a energia ou força vital psíquica do homem". 

Muitas pessoas relacionam a libido com o desejo sexual, mas é importante você entender que esse é apenas um dos aspectos da libido. E aqui você vai descobrir como aumentar essa energia tão importante e poderosa no seu corpo. Vem comigo!

Muitos são os fatores que provocam falta de libido nas mulheres, o uso de anticoncepcionais, traumas, medicamentos para depressão e a menopausa são alguns deles, além de outros que vou citar mais à frente. É importante identificar os motivos pelos quais a força vital que impulsiona sua vida está baixa, para assim, encontrar formas de aumentá-la.

As dicas abaixo já auxiliaram centenas de mulheres a aumentar sua libido, sentir mais prazer na vida e nas relações sexuais, então, fique comigo até o fim e coloque em prática hoje mesmo para começar as sentir os benefícios.

Autocuidado

Na correria do dia a dia, algumas vezes, nos esquecemos de praticar o autocuidado e o autoamor, tão importantes para aumentar a libido. Quando nos cuidamos, não por exigências estéticas ou sociais, mas pelo simples prazer de fazer algo positivo para nós mesmas, nosso sistema envia uma mensagem para nosso cérebro de que somos importantes. 

Essa sensação libera os tão famosos “hormônios do prazer”: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, substâncias produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físico-psíquicas e que estão intimamente ligadas às sensações de alegria, motivação e bem-estar.

Autocuidado é algo que precisa fazer parte da nossa rotina diária. Quando você se alimenta bem, faz exercícios físicos com prazer, medita, cria espaços para um contato profundo com a natureza, cuida da sua pele, cabelos, higiene de forma consciente e amorosa, os hormônios mágicos citados acima inundam seu corpo e sua mente.

O descanso também é um ato de autocuidado. Nós mulheres, principalmente mães, temos uma carga física e mental tão exaustiva, que não há libido que resista. Aprender a dizer não para o outro é, muitas vezes, dizer um grande SIM para si mesma. Momentos de ócio são extremamente importantes para aumentar a libido.

Movimentos pélvicos

A morada da nossa libido é na Kundalini, uma "serpente" adormecida que vive na base da nossa coluna. Para que ela desperte, inundando nosso corpo com essa energia tão potente, os movimentos pélvicos são extremamente importantes. Mulheres do mundo todo e de diferentes culturas, utilizam os movimentos pélvicos há milhares de anos para aumentar sua energia vital.

Crie uma rotina de movimentos pélvicos, faça movimentos circulares com os quadris para a direita, para a esquerda, movimentos lineares com os quadris para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita. Rebole, coloque uma boa música e movimente-se com liberdade. Muitas questões de saúde feminina se dão por falta desses movimentos. Desperte a "serpente" adormecida!

Autoprazer e autoconhecimento

Nosso corpo possui inúmeras terminações nervosas responsáveis por sensações de prazer. Elas estão espalhadas por todo o corpo e não apenas na região genital. Você conhece suas regiões de prazer? Uma outra grande barreira que nós mulheres enfrentamos são todos os tabus sociais relacionados à sexualidade. Não somos incentivadas a nos tocar, nos conhecer e nos dar prazer. 

Você já viu sua vulva no espelho? Ou seu ginecologista conhece melhor o seu corpo do que você?

Esse é mais um convite: Conheça-se! Autoconhecimento é poder. Não podemos terceirizar nosso prazer. Precisamos nos apropriar dele, conhecer cada cantinho do nosso delicioso corpo, que nos faz sentir arrepios, tesão, alegria, prazer. Descubra-se, coloque uma boa música, use um óleo morno pelo corpo, compre um vibrador e seja dona do seu próprio prazer.

É muito importante também você se observar e perceber a ciclicidade que te acompanha. Somos 4 mulheres todos os meses, e isso significa que em alguns momentos do mês, geralmente no período pré-menstrual e menstrual, nossa libido estará naturalmente mais baixa. 

Mas até para aproveitar os momentos de alta libido, mais comum no período pré-ovulatório e ovulatório, é importante a auto-observação diária. Vale ressaltar que cada mulher é única, e algumas têm libido altíssima no período menstrual, por exemplo. E você, sabe em que fase do seu ciclo sua libido está mais alta?

Preliminares de qualidade

Se você se relaciona com homens, certamente já passou por situações extremamente desagradáveis por falta de uma boa preliminar. A grande maioria dos homens aprendeu a fazer sexo em filmes pornô, o que é um grande desserviço para nós mulheres. Se você já assistiu a algum, sabe que a sexualidade apresentada nesses filmes não condiz em nada com a nossa realidade. 

Gosto muito da analogia que diz que os homens são um forno elétrico e as mulheres um forno à lenha. Temos tempos muito diferentes para estarmos prontos, mas uma vez aceso, o fogão à lenha pode ficar quente por horas e horas, mesmo depois que o fogo se apaga. 

Temos um enorme potencial para sentir prazer, mas sem uma boa preliminar, uma boa lubrificação, o resultado pode ser um desastre. Então, comunique-se com quem você estiver se relacionando e fale sobre a importância de uma boa e longa preliminar.

Autoestima

Autoestima é um cultivo, assim como em um jardim. É preciso cuidar, regar, adubar, para que fique sempre vibrante e viçosa. Aqui na Pachamama, temos um óleo corporal pós-banho e de massagem chamado Mulher do Fogo. É a nossa poção mágica da autoestima. Temos constantemente muitos relatos de mulheres que começam a utilizá-lo e sentem que seu poder de atração foi multiplicado por mil.

Sim, isso ocorre porque os óleos essenciais presentes nele, atuam no sistema límbico, proporcionando uma elevação na estima e amor por si mesma. E pessoas que se amam, se admiram, se sentem lindas e poderosas, atraem muitos olhares de desejo e admiração. 

Esqueça os padrões inatingíveis impostos pela mídia. Você nunca irá alcançá-los! Sinta-se linda e deliciosa hoje! Olhe-se no espelho, faça amor consigo, perceba a mulher incrível que você é e permita-se acender esse fogo interno poderoso capaz de tornar sua vida mais feliz, dinâmica e prazerosa. Lembre-se, libido é a vontade de viver plena e poderosamente.

 

 ----------------------------------------------------------------------------

Crédito Imagens: Raquel Maia