Por que as mulheres sentem mais ansiedade, dores e têm mais insônia?

Por Gailesh

Respire… Antes de começar a ler este texto, respire profundamente. Estamos vivendo tempos muito intensos, de muito estresse, angústias e ansiedade. Sintomas como dores no corpo, ansiedade, pânico, insônia, enxaqueca, depressão, fibromialgia e outros, atingem percentualmente muito mais mulheres do que homens. Por que será?

Estudos científicos relacionam esses dados com as questões hormonais, mas estudos mais atualizados já conseguem detectar que esses sintomas são consequência de fatores sociais, fisiológicos e emocionais.

Por que as mulheres são mais suscetíveis?

Como mulheres, somos muito exigidas dentro de um contexto social e cultural em transição, além de exigirem de nós o desempenho do papel de mãe, dona de casa, esposa, amantes e tantos outros papéis que não são valorizados em uma sociedade patriarcal e capitalista, ainda precisamos lutar pela sobrevivência pessoal e da nossa família, como provedoras. 

Nesse contexto de transição e transformação para buscar nosso lugar de expressão genuína e livre no mundo, ainda são travadas muitas batalhas em busca do nosso próprio valor, anseios, desejos e da tal “manifestação dos nossos dons” nesta Terra. Na realidade, o que acontece? “Sangue nos olhos”. 

Essa expressão foi muito usada por nós, fundadoras da Pachamama, quando há 11 anos estávamos tentando trazer algo novo pra este mundo, através de uma empresa que valorizasse a mulher e o feminino, e que seria a voz de tantas mulheres, que seria o carinho para tantas pessoas, que seria uma brisa fresca em meio a tantas batalhas. 

E para nós não foi fácil, e na verdade, ainda não é fácil seguir firme nesse propósito de querer transformar nossas relações com a Terra e com o feminino dentro de uma cultura patriarcal e capitalista. 

Nós conhecemos a sua batalha, porque ela também é nossa. Nós, mulheres, exigimos demais de nós mesmas. Sempre querendo dar mais, ser melhor, cuidar melhor, alcançar objetivos, metas e sonhos… Mas é fundamental se dar espaço para sentir, se amar, se respeitar, se acolher e de, também, não precisar ser ou fazer nada. Sem esses espaços de cuidado, não podemos alimentar nossa força para seguir nas batalhas da vida. 

Respirar pode acalmar a ansiedade?

Por isso, pessoa querida, RESPIRE. 

Às vezes uma única respiração consciente pode mudar o seu dia, ou sentir o cheiro de uma flor, ver uma nuvem passando, olhar para a criança sorrindo ao seu lado ou se dar espaço para se ver e se amar. 

Olhar no espelho e conseguir perceber sua própria beleza, na expressão do seu olhar, nas singularidades do seu corpo, na sua forma única de ser e de se expressar no mundo. Sei que muitas vezes não é fácil ver nossa própria beleza, se honrar, se respeitar e se amar, mas se não começarmos por nós, quem mais poderia?

Nós, mulheres da Pachamama, sempre recorremos à natureza da Terra para nos ajudar no caminho. A brisa suave, o ar fresco e a energia do amor, são os ingredientes secretos contidos na Linha Elemental Mulher das Flores

Essa linha foi formulada para nos ajudar a respirar, acalmar, tranquilizar e a conectar com a fonte de amor que existe em nós. Seu aroma suave nos leva à delicadeza das flores, e costuma ser para nós a fórmula da paz. 

O Óleo Corporal Mulher das Flores é perfeito para momentos de autocarinho, para mulheres na lua (fase menstrual), gestantes e crianças. É perfeito também para aliviar as tensões, as dores musculares, pois favorece o relaxamento e o alívio da ansiedade. Ajuda também a ter uma noite maravilhosa de sonhos. 

Conhece alguém com esses sintomas? Compartilhe este texto com ela, quem sabe ela vai encontrar a palavra de cuidado que estava precisando?

 -----------------------------------------

Crédito Imagens: Shutterstock e Raquel Maia

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados