Transforme a culpa em amor e sabedoria!

Por Gailesh

Você já ouviu aquele ditado: “ ser mãe é viver com culpa”? Infelizmente essa é uma realidade que a maioria das mães conhecem. 

Nos culpamos por não sermos perfeitas como mães. Nos culpamos pelas frases ditas e pelas não ditas, nos culpamos pelos 'nãos', pelos sentimentos em momentos de desespero, por nossas explosões, nos culpamos pelas ações dos nossos filhos e pelas escolhas que eles fazem. Nos culpamos pela raiva, pela tristeza e até mesmo pela busca da nossa própria felicidade. 

A raiz da culpa é a auto-exigência. A necessidade de sermos perfeitas. Além de toda exigência social, tem a grande exigência interna pelo ideal de mulher e de mãe que gostaríamos de ser. Mas essa carga é muito grande e pesada para se carregar. 

Mãe, você precisa de momentos de respiro. De estar em contato com aquilo que te alimenta, que te nutre e te satisfaz. 

Como uma pessoa desnutrida pode oferecer nutrição?

Não pode, não é verdade? Só podemos oferecer aquilo que já temos. Então, como alguém que não se ama, pode ser capaz de amar? Se ame nas pequenas ações, busque a paz em suas escolhas, mesmo que elas sejam desafiadoras, pois nem sempre as escolhas certas fazem todos sorrir. 

E aceite que na vida os aprendizados vêm também através dos erros, não exija de você ser perfeita pois, nessa Terra, ninguém é. Apenas busque aprender e ser a pessoa que você nasceu pra ser. Assim, do jeitinho que você é, com seus dons e medicinas e também com seus desafios e sombras. 

Se entregar à vida é reconhecer que cada passo faz parte da grande jornada de evolução. E lembre-se do amor! Se ame muito! Sinta prazer! Olhe no espelho e reconheça as vitórias da sua caminhada. 

Compartilhe o amor! 

Essa entrega generosa nos alimenta com sabedoria. Tanto a sabedoria de quem já viveu muitas coisas e, portanto, tem muitas experiências para compartilhar. Mas também a sabedoria de quem busca sincera e profundamente no seu íntimo, na natureza e com aquelas pessoas que estão à frente na caminhada do autoconhecimento.

Sinta o sol te iluminando, receba a energia da natureza. Essa energia da Grande Mãe Terra pode te alimentar e te fortalecer para seguir sua missão. Pensando nessa possibilidade de podermos parar, respirar e vivenciar o autocuidado com amor e sabedoria, a Pachamama criou o Banho de Sal e Ervas Mulher SábiaCom ele, você pode fazer um banho de assento, de caneco e escalda-pés.

As ervas que compõem essa poção mágica oferecem equilíbrio hormonal, alívio nos sintomas da TPM, da menopausa e, também, para os casos de menstruação desregulada. A Mulher Sábia atua trazendo centramento e serenidade. E, assim, devidamente nutridas, transformamos a culpa em aprendizado e conhecimento para dar novos e seguros passos.

  

----------------------------------------------------------------------------

Crédito Imagem: Daria Obymaha

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados