Respeito a todos os seres que habitam a Terra

Por Clarissa Cruz Carol Neves

Respeitar a Terra, a Mãe, aquela que nos nutre e acolhe é respeitar todos os seres vivos em sua complexa simplicidade. Todas e todos aqueles que se dispõe a ser cocriadores da vida merecem atenção e reverência. E é aqui que entra a força do feminino em mulheres, em homens e em todes capazes de gerar vida através de suas criações.

Para que essa energia cocriadora possa fluir, é preciso ter o feminino latente, uivando por pisar neste planeta com autenticidade. Um feminino consciente em busca de equilíbrio. Por causa disso, você vai ver esta empresa defendendo com coração e intuição, unhas e dentes todas as minorias, todas as vozes que tentam calar com o ímpeto dominador, colonizador e violento. 

E isso não diz respeito apenas aos seres humanos, diz respeito a toda vida na Terra. Vem comigo!

A abelha e suas medicinas

Seguindo nessa mesma toada, seria impossível desrespeitarmos nossas irmãs e irmãos não humanos. Portanto, saiba que nenhum dos produtos Pachamama é testado em animais, tampouco leva componentes que venham da exploração deles. Todas as nossas poções mágicas são veganas, com exceção do Bálsamo da Lua. Calma, vamos explicar detalhadamente a esse respeito. Segue o fio!

As abelhas são seres sagrados, reverenciados há milhares de anos. E o produto de seu precioso trabalho é medicina poderosa para nós humanos, o Bálsamo da Lua leva cera de abelha, que é um poderoso cicatrizante natural. Reflita aqui com a gente, será que é porque usamos a cera - o mel e o própolis - que elas estão ameaçadas de extinção? 

Não, não é porque fazemos uso (consciente) do que produzem que as abelhas podem ser extintas. Mas sim, a grande ameaça vem da ganância e da irresponsabilidade de grandes corporações e de hábitos culturais nocivos alimentados pela cultura branca-patriarcal-dominadora-europeia. Antes de apresentarmos a lista do que promove o estrago, lembremos, as abelhas são protagonistas importantíssimas para a biodiversidade e a vida na Terra.

A verdadeira ameaça

A ameaça de extinção das abelhas se deve a/ao:

  • uso de agrotóxicos (inseticidas, herbicidas…);
  • queimadas;
  • devastação das matas e florestas;
  • agricultura intensiva;
  • criação de pastos em fazendas industriais;
  • urbanização e poluição;
  • mudanças climáticas…

Tem uma questão muito importante, que pouca gente sabe, a apicultura e a meliponicultura, inclusive, auxiliam na preservação das abelhas. Pois é, existem hoje parcerias de associações de apicultores com agricultores, que buscam essa aproximação visando a redução ou a eliminação dos agrotóxicos nos plantios, para a preservação da vida das abelhas. Mais abelhas, mais plantas. Mais plantas, mais abelhas.

Usar a medicina delas não nos torna menos ativistas. A preciosa cera que utilizamos vem de apicultores responsáveis e que têm um amor enorme pelas abelhas. Da próxima vez que encontrar uma abelinha por aí, reverencie esse ser abençoado, símbolo do Sagrado Feminino e das sociedades antigas Matrifocais. Um ser que faz a ponte entre o mundo espiritual e o físico.

Assim seguiremos, respeitando todos os habitantes deste planeta. Pisando leve na terra e consumindo com consciência, ajudando nossa Mãe no complexo processo de regeneração pelo qual precisamos todas, todos e todes passar. Curando a nós mesmes, umas às outras e uns aos outros, curaremos também nossa Casa, que tanto precisa de amor e respeito.

 

----------------------------------------------------------

Imagem: George Becker

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados