Pachamama, eticamente natural

Por Clarissa Cruz e Carol Neves

Uma empresa nascida dentro de um Círculo de Mulheres carrega toda a potência, a beleza e o compromisso com a cura do corpo físico e da alma de suas clientes. Isso é muito forte e verdadeiro, da mesma forma como acontece com todas as mulheres que já participaram de um encontro desses. Se você já esteve em um círculo, sabe muito bem disso! Atuamos, naturalmente, de forma ética.

É dessa semente plantada por mulheres corajosas - ousadas e amorosas -, que nasce a Pachamama. Uma empresa pioneira na saúde da mulher selvagem, da mulher que se sabe inteligente, bela, generosa, destemida, amorosa, guerreira e que, acima de tudo, honra a Terra que a nutre e a acolhe como só uma grande Mãe pode fazer.

Para honrar essa Mãe, é extremamente necessário atuar com ética e transparência. A coerência é, portanto, um dos ingredientes que compõem a receita que vem, há 12 anos, mantendo a Pachamama de pé. Essa caminhada também é amparada por uma egrégora de mulheres-medicina. Há uma força ancestral que guia as decisões e que cuida de quem se aproxima de coração aberto.

Sinta o chamado, venha com a gente nesta leitura!

Respeito a todos os seres que habitam a Terra

É preciso estar aberta para receber essas bênçãos. É preciso ter o feminino latente, uivando por pisar nesta Terra com autenticidade. Um feminino consciente em busca de seu próprio equilíbrio. E, nesse caso, você pode ser mulher, homem, cis, trans… Não importa, importa se saber humana, feita do pó das estrelas e nutrida por este planeta sagrado.

Por causa disso, você vai ver esta empresa defendendo com coração e intuição, unhas e dentes todas as minorias, todas as vozes que tentam calar com o ímpeto dominador, colonizador e violento. Contra o patriarcado, levantamos a bandeira antirracista, feminista e LGBTQUIA+. Também honramos, estudamos e praticamos os conhecimentos dos povos originários - indígenas e africanos - esses que sabem muito bem cuidar deste planeta.

Seguindo nessa mesma toada, seria impossível desrespeitarmos nossas irmãs e irmãos não humanos. Portanto, nenhum dos produtos Pachamama é testado em animais, tampouco, leva componentes que venham da exploração deles. Todas as nossas poções mágicas são veganas, com exceção do Bálsamo da Lua.

Calma! Vamos explicar detalhadamente a esse respeito. Segue o fio!

A abelha e suas medicinas

As abelhas são seres sagrados, reverenciados há milhares de anos. E o produto de seu precioso trabalho é medicina poderosa para nós humanos, o Bálsamo da Lua leva cera de abelha, que é um poderoso cicatrizante natural. Reflita aqui com a gente, será que é porque usamos a cera - o mel e o própolis - que elas estão ameaçadas de extinção? 

Não, não é porque fazemos uso (consciente) do que produzem que as abelhas podem ser extintas. Mas sim, a grande ameaça vem da ganância e da irresponsabilidade de grandes corporações e de hábitos culturais nocivos alimentados pela cultura branca-patriarcal-dominadora-europeia. Antes de apresentarmos a lista do que promove o estrago, lembremos, as abelhas são protagonistas importantíssimas para a biodiversidade e a vida na Terra.

A verdadeira ameaça

A ameaça de extinção das abelhas se deve a/ao:

  • uso de agrotóxicos (inseticidas, herbicidas…);
  • queimadas;
  • devastação das matas e florestas;
  • agricultura intensiva;
  • criação de pastos em fazendas industriais;
  • urbanização e poluição;
  • mudanças climáticas…

Tem uma questão muito importante, que pouca gente sabe, a apicultura e a meliponicultura, inclusive, auxiliam na preservação das abelhas. Pois é, existem hoje parcerias de associações de apicultores com agricultores, que buscam essa aproximação visando a redução ou a eliminação dos agrotóxicos nos plantios, para a preservação da vida das abelhas. Mais abelhas, mais plantas. Mais plantas, mais abelhas.

Usar a medicina delas não nos torna menos ativistas. A preciosa cera que utilizamos vem de apicultores responsáveis e que têm um amor enorme pelas abelhas. Da próxima vez que encontrar uma abelinha por aí, reverencie esse ser abençoado, símbolo do Sagrado Feminino e das sociedades antigas Matrifocais. Um ser que faz a ponte entre o mundo espiritual e o físico.

Pioneirismo em cuidados naturais no Brasil

Abordamos isso com a tranquilidade de quem está há 12 anos no mercado, trazendo no currículo o pioneirismo no cuidado verdadeiro com as mulheres. Quando, no Brasil, mal se falava a respeito de óleos essenciais e, muito menos, de Ginecologia Natural, a Pachamama já produzia absorventes naturais, sabonete íntimo 100% natural e óleos corporais totalmente vegetais e naturais.

A força da regeneração já estava contida na semente que fez brotar esta empresa. Fazemos o que somos, e isso é fruto de um profundo processo de autoconhecimento vivenciado pelas duas mulheres - Carol Neves e Gailesh - que estão aqui desde a fundação. Esse processo é aplicado em suas vidas pessoais e profissionais, e toda Pachamamita vivencia isso de alguma forma.

É claro que cada uma tem a sua forma peculiar de viver esse encontro com o natural, caso contrário, não estaríamos falando de autoconhecimento. Mas o fato é que essa é uma experiência tão real que permeia todas as pessoas e todos os setores da Pachamama. E aqui precisamos abordar uma questão delicada. Vamos falar de greenwashing?

Credo! O que é isso?

Greenwashing

Esse é um termo em inglês que, em tradução literal, significa "banho verde" ou "lavagem verde". E, na prática, diz respeito à conduta de algumas empresas se passarem por "ambientalistas" mas, na verdade, fazerem apenas uma maquiagem. Elas se aproveitam da legislação brasileira, que ainda precisa de aperfeiçoamento e de ser levada a sério, para comercializarem produtos e serviços nada confiáveis e com uma "carinha" saudável.

Por exemplo, usar termos vagos como “amigo do meio ambiente” nas embalagens, sem oferecer qualquer explicação de atitudes ambientalmente concretas. Outro exemplo é uma ideia que até pode ser verdadeira, mas é irrelevante, como "não contém CFC". Sendo que essa é uma substância proibida por lei, ou seja, não era mesmo pra ter, não há vantagem alguma nessa ação da empresa.

Hábito presente em todos os setores

E por aí vai! No caso da alimentação, isso também acontece muito. Como ousam colocar na embalagem que um alimento é orgânico, quando é composto 30%, que seja, de substâncias ultraprocessadas? Pois é, também tem muitas marcas famosa de cosméticos, higiene e saúde feminina se passando por sustentável quando, na verdade, exploram as brechas nas leis brasileiras para venderem algo que não são. 

É preciso ficar atenta, saber ler rótulos e ter a paciência de pesquisar a história das empresas e das pessoas que estão por trás de cada uma delas. Esse assunto é extremamente complexo, abrange questões sociais, ambientais, econômicas. Muitas vezes, é utilizado para confundir as consumidoras e desorganizar a luta por um mundo, de fato, mais habitável. 

Ainda vamos abordá-lo de maneira mais ampla em nosso blog mas, por enquanto, queremos te alertar a esse respeito e, de forma muito transparente, seguir te contando o que fazemos e deixamos de fazer na Pachamama.

Valiosos valores

Refletimos muito a respeito de todas as consequências envolvidas quando escolhemos uma nova embalagem ou quando optamos pela forma de produção de algum produto. Levamos muito a sério não apenas se vamos ou não recolher um pote de vidro, por exemplo, mas se todo o caminho que ele percorreria, tendo que passar pela Pachamama novamente seria a opção mais sustentável.

Assim, seguimos esse caminho de unir as melhores escolhas para a saúde da mulher e de todas as pessoas que fazem uso das poções mágicas, a saúde do planeta e, também, a saúde da empresa. Numa constante busca por aperfeiçoamentos, com a devida adequação mesmo, tantas vezes, tendo que remar contra a maré do mercado que só quer saber de lucro.

É claro que precisamos lucrar, é claro que a Pachamama está inserida num sistema capitalista, mas não abrimos mão dos nossos valores. Antes de mais nada, esses valores estão intrinsecamente ligados ao respeito à Natureza e seus ciclos, a todas as formas de vida e à certeza de que somos apenas parte, apenas pequenas partes que podem fazer a diferença a cada escolha.

Estes são nossos valores sagrados:

  • Cuidado, respeito e amor em todas as nossas relações, dos fornecedores às funcionárias e clientes;
  • Respeito, cuidado e amor pela Mãe Terra;
  • Excelência nos produtos comercializados;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Respeito à ciclicidade feminina e às diferentes fases da mulher;
  • Valorização da maternidade como uma forma de empoderamento da mulher;
  • Fomento ao despertar do feminino que há em todos os seres;
  • Respeito ao desenvolvimento e ao ritmo natural das crianças;
  • Compromisso permanente com a inclusão, o antirracismo, a diversidade, a defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades LGBTQI+. 

Regeneração

Tendo como base todos esses pilares descritos acima, seguimos a vida com base no respeito e na honra pelos ciclos naturais e, claro, por todos os processos que estão em sincronia com a Natureza. Assim surge a necessidade de irmos além e olharmos para a regeneração pela qual nosso planeta clama.

Por que "regenerar"? Porque ser sustentável já não é mais suficiente para conseguirmos cuidar da nossa Casa. Essa é uma etapa que precisa ser superada porque precisamos gerar de novo, ou seja, precisamos dar nova existência à nossa forma de estar no mundo. Precisamos criar novos paradigmas e, portanto, novas formas de pensar e novos hábitos, que sejam cocriadores e não mais destruidores.

É preciso muito empenho para conseguir fazer valer isso, afinal, mais uma vez, a sensação é de estarmos remando contra a maré. Mas o bom dessa história é que, cada vez mais, tem mais e mais pessoas querendo remar - e remando de verdade! - contra essa maré de exploração e destruição. Nós somos muitas e muitos, estamos nos unindo! 

Regenerando na prática

Neste momento, aqui na Pachamama, nossas ações regenerativas estão focadas em encontrar novas embalagens para diversos dos nossos produtos. Nesse embalo, veio a Linha Sólidas que, além de ser 100% natural e biodegradável como todas as poções mágicas Pachamama, tem uma embalagem 100% compostável. O que isso quer dizer? Que se você colocar na terra, ela vai se decompor totalmente.

Linha Sólidas

A Linha Sólidas Pachamama é uma linha de cosméticos em barra que combina ingredientes 100% naturais e biodegradáveis, embalagens zero plástico e 100% compostáveis. Detalhe muito importante, o papel da embalagem de toda a linha é de reflorestamento, com o selo FSC e a tinta é vegetal e não poluente. 

Além disso, o convite da Linha Sólidas é reinventar o uso dos xampus, condicionadores e desodorantes que, transformados em barras sólidas e secas, concentram apenas o que há de melhor e mais importante nos ingredientes. Outra característica incrível da Sólidas é a introdução de insumos provenientes de Agrofloresta, que é um sistema de cultivo que cuida do solo, regenerando a Terra.

Selo eureciclo

As ações regenerativas aqui na Pachamama também abraçam a reciclagem. Temos um sonho de recolher todas as embalagens e garantir que 100% delas sejam destinadas corretamente para as cooperativas de reciclagem. Porém, isso ainda não é possível. Há toda uma complexa operação logística que não nos é acessível por enquanto.

Dessa forma, contamos com o serviço da empresa eureciclo, que auxilia diversas marcas Brasil afora a cumprirem suas metas de Logística Reversa das embalagens pós-consumo, isto é, as que já estão com você, amada cliente Pachamama. Assim, desde o ano de 2017, já reciclamos em torno de 80% de todas as embalagens sob nossa responsabilidade.

Entrega de bicicleta

Uma empresa, ainda mais quando é pequena, também é feita de testes. Por aqui, testamos muitas soluções regenerativas, procurando adequar o estresse da realidade capitalista com a nossa vontade de ser e de estar no mundo, transformando as pessoas pelo amor e pela consciência, levando o autoconhecimento e a cura de corpos e almas.

Fazer entregas de bicicleta e outros meios que ajudem a não poluir ainda mais nosso planeta é uma de nossas metas. Em 2021, tivemos uma excelente experiência no que diz respeito à aceitação das nossas clientes. Muitas declararam ficar extremamente satisfeitas em saber que tinham contribuído com a possibilidade de um ar melhor para todes. E tivemos muitas entregas de bici!

Porém, essa é uma prática que ainda não conta com nenhum tipo de subsídio e acabou ficando inviável pra gente. Mas temos fé que isso é temporário e que poderemos retornar com as entregas de bicicleta tanto em BH quanto em todo o Brasil. Essa e outras soluções ecológicas estão no nosso radar. Sigamos!

Portanto, amada, você pode confiar na Pachamama! Pois o cuidado verdadeiro e amoroso com cada uma de vocês e com toda a Mãe Terra faz parte da nossa essência, está no nosso DNA, sem essa premissa, não existiríamos! Multinacionais se interessam por lucro, adequam-se ao mercado apenas por questões econômicas. Pequenas empresas com propósito não existiriam sem as suas reais intenções.

Procure saber a história das empresas e das pessoas que estão por trás de embalagens e propagandas. A Pachamama é eticamente natural porque é formada por pessoas reais, compartilhamos o que vivemos, só indicamos pra você passar na sua pele aquilo que também passamos na nossa. Prezamos muito e verdadeiramente a sua saúde, assim como prezamos a nossa e a do nosso planeta amado.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados